Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reciclar é preciso


Como praticar a coleta seletiva em casa e contribuir para o futuro do planeta

Cada brasileiro produz mais ou menos 500 gramas de lixo diariamente. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Somando tudo, a quantidade de lixo domiciliar gerada no país é de 115 mil toneladas por dia. Se esses desejos fossem colocados de uma vez só em caminhões, um em frente ao outro, haveria uma fila de 16.400 deles, ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
A maior parte de tudo isso vai para os lixões, onde levará cerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isso, o chorume – aquele líquido preto, de mau cheiro, que escorre do lixo – vai se infiltrando no solo, contaminando os lençóis freáticos, que são os rios subterrâneos de onde tiramos a água que bebemos.
Outro problema:os aterros sanitários estão se esgotando nas grandes cidades, onde o volume de lixo produzido é muito grande.
Atualmente, a maneira mais eficiente de combater esse problema é a reciclagem. Reciclar significa usar o lixo como matéria-prima, reaproveitando-a para fazer novos produtos. Cerca de 35% do lixo coletado hoje poderia ser reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da população do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo.
Para que isso aconteça é fundamental que cada um faça a sua parte. Você pode ajudar participando da coleta seletiva, ou seja, , separando o lixo de sua casa, Nesse sistema, o material orgânico é separado do plástico, papel, vidro e metal, que são materiais reaproveitáveis, veja como:

1 º Reserve um espaço em casa para os cestos de lixo. Você vai precisar de cinco:para metais, plásticos, vidros, papéis e para produtos não recicláveis. Para facilitar a memorização, tenha um de cada cor.

2º Antes de jogar o lixo fora, lave-o e seque o bem. Isso vale para embalagens que contém coisas molhadas como caixas de leite, latas e garrafas de refrigerantes.

3ºEnsine os moradores de sua casa a jogar o lixo no local correto. No início, talvez seja difícil mudar os hábitos de todos, mas, aos poucos, todo mundo vai participar.

4ºPlanjeje um dia da semana para levar os sacos de lixo reciclável ao ponto de coleta mais próximo da sua casa. São lugares onde existem aqueles latões coloridos; ou nos Pontos de Entrega Voluntária(P.E.V).
Você pode ainda combinar de entregar o lixo para um catador de sucata.



No lugar certo

Saiba o que pode e o que não pode ser reciclado



Metal

Reciclável - Lata de refrigerante, cerveja, conserva, achocolatados, leite em pó e sucata de reforma.Não reciclável – Clipes, grampos, esponjas de aço, marmitex e panelas velhas.


Papel

Reciclável -
Jornais, revistas, cartões, folhas de caderno, papel de fax, rascunhos, formulários de computador, aparas de papel, fotocópias, cartazes velhos, embalagens longa vida(essas deverão estar dobradas ou rasgadas).Não reciclável – Papel celofane, amanteigado, carbono, metalizados, plastificados, sujos e engordurados, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis sanitários, tocos de cigarro e fotos.


Plástico

Reciclável - Embalagens de refrigerante, margarina, detergente, xampu, álcool, produtos de limpeza, copo descartável, sacos plásticos em geral.Não reciclável – Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, baldes, bacias, embalagens de produtos tóxicos e misturas de papel, plástico e metal.



Vidro

Reciclável – Recipientes em geral:potes, garrafas, desinfetantes, copos, frascos de medicamentos e perfume.Não reciclável – Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas, tubos de TV, assadeiras de vidro e válvulas.


É devagar...

Quanto tempo levam os materiais para serem absorvidos pela natureza

Papel e papelão:
de 3 a 6 meses
Tecido:
de 6 meses a 1 ano
Filtros de cigarro:
5 anos
Chiclete:
5 anos
Alumínio:
de 80 a 100 anos
Madeira pintada:
13 anos
Nylon:
mais de 300 anos
Plástico:
mais de 100 anos
Metal:
mais de 100 anos
Borracha:
tempo indeterminado
Vidro:
1 milhão de anos



Nenhum comentário: