Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Efeito estufa ameaça geleiras




Mudanças Climáticas aceleram derretimento de três glaciares no Himálaia, afirmam cientistas
Três geleiras do Himalaia vêm encolhendo nos últimos 40 anos, devido ao aquecimento global e duas delas(localizadas em regiões úmidas e em altitudes mais baixas no centro e no leste do Nepal) podem sumir.Foi o que concluíram pesquisadores do Japão.
O Himalaia é uma cadeia de montanhas que percorre 2600 quilômetros, passando por Butão, China, Nepal, Tibete, Índia e Paquistão.Seu nome significa “casa da neve”.É composta por cerca de 15.00 glaciares e alguns dos picos mais altos do mundo, incluindo o Everest.
Usando o GPS e avançando modelos de simulações, eles descobriram que o encolhimento de duas das geleiras – Yala, ao centro, e AX010 no leste do Nepal – acelerou nos últimos dez anos em comparação com os anos 70 e 80.
O volume de Yala encolheu 0,80 metro e o de AX010, 0,81 metro, respectivamente, por ano, na década de 2000, acima dos 0,68 metro e 0,72 metro por ano entre 1970 e 1990, disse Koji Fujita, da Escola de Estudos Ambientais da Universidade de Nagoya.
Para Yala e AX, essas regiões apresentaram um aquecimento significativo.É por isso que a média de redução foi acelerada.Yala e AX irão desparecer, mas não temos certeza quando.Para saber a época, temos de calcular usando outra simulação e ter em o fluxo glacial enconta”, explica Fujita.
Além da mudança do clima e da umidade, a altitude parece desempenhar papel fundamental na vida das geleiras, que são grandes corpos persistentes de gelo.
O glaciar Rikha Samba, situado em região mais seca, no oeste do Nepal, também tem diminuído desde a década de 70, mas sua taxa de retração desacelerou para 0,48 metro por ano nos últimos dez anos em comparação com 0,57 metro por ano na década de 70 e 1980.Isso aconteceu porque está a 5.700 metros, o que significa que sua diminuição poderia ser compensada, ao menos em parte, por novas quedas de neve.
No caso de Yala e AX, estão situadas em menores altitudes e, portanto, o encolhimento foi acelerado.Geleiras que não têm nenhuma chance de receber neve, com certeza acabarão por desparecer”, disse Fujita,A geleira Yala está a cerca de 5.400 metros acima do nível do mar, enquanto a AX está a 5.200 metros.
Pesquisadores do instituto de Estudos Montanhosos e do Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado das Montanhas(ICIMOD) ressaltaram ainda que o crescimento no volume de gelo derretido na região aumenta muito as chances de desastres naturais, como enchentes, avalanches e até terremotos.

Fonte:Jornal da Tarde
Domingo 28.8.11