Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Use a água com sabedoria!



De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês(cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).No entanto, no brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de como economizar água e dinheiro sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.
No banho:O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar feche o registro.
A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
Na cozinha:Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e ,então, abra a torneira novamente para novo enxágüe. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talhares gasta 40 litros.
O ideal é utilizá-las somente quando estiver cheia.
Na lavanderia: Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Evite lavar uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Aproveite a água do tanque ou máquina para lavar o quintal, pois a água já tem sabão.