Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lixo como diminuir e como descartar


Acumulo de resíduos é um dos grandes problemas. Saiba o que você pode fazer para reduzi-lo.

O excesso de lixo produzido por nós tem sido um problema. Muitas vezes, geramos resíduos sem perceber, podendo parecer pouco o quase nada. Mas cada pequeno descarte entra na soma de todo o lixo do planeta, que já atingiu dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cada brasileiro produz, em média, uma tonelada de lixo a cada três anos. Já não existe espaço para comportar tantos resíduos e, além disso, 5.000 dos 6.500 municípios brasileiros ainda não possuem aterros sanitários para isolar o lixo e jogam em lixões.
Para atenuar esse problema, a solução mais racional é a colaboração de cada um de nós na diminuição da quantidade de lixo e, principalmente, no reaproveitamento(ou reciclagem) dele sempre que possível veja algumas dicas de como ajudar o planeta, dando um destino correto ao lixo doméstico.
Alimentos
É preciso atenção para não deixar vencer o prazo de validade, pois um alimento estragado gera dois resíduos:sua embalagem e o alimento em si. Para evitar que os alimentos se deteriorem, uma boa dica é fazer compras semanais com uma quantidade menor de produtos. Assim, é possível planejar o que será consumido dentro de um período.
Observe sempre a data de validade dos produtos no supermercado. Muitas vezes, aqueles que estão próximos do vencimento são colocados em promoção para incentivar a compra.

Embalagens
Realize em casa a coleta seletiva. Separe o lixo orgânico(úmido) do lixo seco(vidros, papéis, plásticos, Pet,alumínio e metais), para encaminhá-lo aos pontos de coleta que enviam o material para reciclagem.
Óleo de cozinha
Esse é um alimento que pode prejudicar o meio ambiente. Se for jogado no ralo da pia, acaba contaminando rios e mares. Para reaproveitar o óleo usado, coloque-o em garrafas Pet bem vedadas e entregue-as em uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem .No site do Cempre(Compromisso Empresarial para Reciclagem), www.cempre.org.br, existe uma lista dos locais que destinam o produto a fábricas de sabão e produção de biodiesel.

Pilhas e baterias
Evite acumular pilhas esgotadas em casa, pois elas contém componentes tóxicos como chumbo e Mércurio. O ideal e descartá-las em postos especiais de coletas. Mas quando não for possível jogar nesses locais, somente as baterias alcalinas, que não possuem metais pesados ou ácidos tóxicos, podem ser misturados ao lixo comum sem causar impactos significativos ao meio ambiente.
Lâmpadas
As do tipo que emitem gases, como as de luz mista e as lâmpadas fluorescentes(mais conhecidas como de luz “fria”).contém substâncias que poluem o meio ambiente, como metais pesados. Quando quebradas, liberam o mercúrio na atmosfera, o que pode causar problemas á saúde. As lâmpadas usadas devem ser devolvidas ás lojas comerciais ou distribuidores ambiental em vigor no país.
Para evitar a quebra das lâmpadas usadas, é recomendável que sejam armazenadas e destinadas dentro da embalagem de papelão que acompanha as lâmpadas novas. Devido á sua natureza perigosa, tanto por suas substâncias tóxicas como pelo risco de provocar lesões por corte nos operadores dos sistemas de gestão do lixo domiciliar, essas lâmpadas não devem ser jogadas junto com o lixo domiciliar comum.
Lixo Eletrônico
Procure sempre utilizar aparelhos eletrônicos até o fim de sua vida útil .Muitas vezes vale mais a pena consertar um equipamento com problemas do que comprar outro mais moderno.
Há formas conscientes de se desfazer de aparelhos eletrônicos antigos. Uma opção é do-a-los a entidades filantrópicas, como casas que abrigam idosos ou jovens carentes. No entanto, essa solução é mais adequada para os casos em que os aparelhos eletrônicos ainda têm condições de uso, para que as instituições possam contribuir com a inclusão digital(dar ás comunidades carentes acesso ás tecnologias);Quando o aparelho já não está em perfeito estado e apresenta defeitos, a melhor opção é encaminhá-lo para ONGs e empresas de reciclagem que compram eletroeletrônicos. Veja relação no site do Cempre.
Sacolas plásticas
Procure sempre levar uma sacola retornável ao mercado. Com isso, é possível poupar o ambiente das sacolas plásticas. Entre todas as embalagens jogadas no lixo, o saco plástico representa quase 40% e leva mais de 100 anos para se decompor.
Vale destacar que três capitais brasileiras – Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo – já aprovaram leis que incentivam a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis e caixas de papelão.
As sacolas plásticas utilizadas nas lixeiras da casa(banheiro, pia, escritório, cozinha)podem ser substituídas por uma dobradura de jornal.Vale destacar que o jornal tem um tempo de decomposição de 3 a 6 meses.
No site do Instituto Akatu, há o passo a passo da dobradura de jornal, que leva só 20 segundos para ser feita, e pode ajudar a reduzir o uso de sacolinhas plásticas em casa.Confira no endereço:

Período de tempo de decomposição do lixo

O tempo de decomposição é uma previsão em média. Portanto, a informação pode variar. Por este motivo, existem variações entre livros e sites, sobre o tempo de decomposição.
A informação sobre o tempo de decomposição do vidro é a mais variável: algumas fontes afirmam que são 4 mil anos, outras 10 mil anos, e até 1 milhão de anos… Mas isso não importa. Importante é reciclar e ajudar a salvar a natureza.
Decomposição de resíduos
• Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de madeira: 6 meses
Toco de cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chicletes: 5 anos
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Cigarros: 2 anos a 05 anos
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos a 600 anos.
Lata e copos de plástico: 50 anos
Lata de aço: 10 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Isopor: 400 anos
Plástico: 100 anos
Garrafa plástica: 400 anos ( depende do tipo do plástico)
Garrafa de plástico (PET) tempo indeterminado
Pneus: indeterminado. mínimo: 600 anos
Vidro: 4.000 anos
Casca de frutas: 01 a 3 meses. ( serve de adubo e não causa danos a natureza).
Madeira pintada: 13 anos
Chichetes: 05 anos
Latas de alumínio: 200 a 500 anos
Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos:
Papel Toalha: 2 a 4 semanas.
Pano: seis meses a um ano.
Chiclete: 05 anos
Caixa de Papelão: 2 meses.
Palito de Fósforo: 6 meses.
Restos de Frutas: 1 ano.
Jornal: 6 meses.
Fralda Descartável: 450 anos.
Fralda Descartável Biodegradável; 1 ano.
Lata de Aço: 10 anos.
Lata de Alumínio: não se corrói.
Bituca de Cigarro: 2 anos.
Sacos plásticos: 30 a 40 anos
Copo Plástico: 50 anos.
Garrafa Plástica: 400 anos.
Camisinha: 300 anos.
Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos.
Bóia de Isopor: 80 anos.
Linha de Nylon: 650 anos.
Vidro: tempo indeterminado.
Lixo radioativo: 250 anos ou mais.
Jorge Roriz