Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tic-tac:o relógio do Planeta está correndo


O aquecimento global é uma ocorrência normal da natureza, tanto que já passamos por quatro grandes mudanças climáticas, porém o que está acontecendo atualmente não é um processo natural. Há menos de 40 anos, na década de 1970, alguns cientistas chegaram a prever que o planeta estava entrando em uma nova era glacial, tamanha a agressividade dos invernos no hemisfério Norte. Essa previsão não pode ser comparada á previsão de aquecimento de agora. Tal fenômeno vem sendo causado pelo modo contemporâneo de vida do homem e suas ações, em especial com relação ás atividades industriais e de consumo(prevalecendo, entre outros problemas, a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento)
A situação é alarmante, já que a humanidade precisa da disponibilidade dos recursos naturais que diminuem vertiginosamente a cada ano, em razão do uso imprudente somado á superpopulação existente. O consumo disparou e especialistas estão preocupados com tecnologia e desenvolvimento mundial, mas sem o cuidado necessário como meio ambiente. Hoje a humanidade está recebendo a resposta; depois de bilhares de anos o Planeta está envolvendo a falta de respeito e cuidado em forma grandes catástrofres:tsunamis, tempestades, furações, tornados e claro, o calor excessivo que vem matando muita gente, além de provocar o derretimento de geleiras e o grave canibalismo dos ursos polares, como consequência.
A terra não tem mais muito tempo e, por enquanto, não se sabe o quanto ela vai aguentar.
Em pleno ano de 2012, não existe mais a possibilidade de discordar, ainda que persistam divergências acerca do tamanho do impacto dessas alterações climáticas para a vida no planeta.
O fato é que produção e consumo não ficam no mesmo patamar do meio ambiente. Caso não surjam atitudes eficazes que aniquilem o aquecimento
desenfreado e outros tantos problemas, as agressões ao Planeta sempre estarão á frente. Enquanto isso não acontece, é possível amenizar o problema e dar fôlego á Terra.
Este é o momento de agir, e há várias maneiras de fazê-lo:reciclar, melhorar o transporte público e incentivar sua utilização.
Criar utilidades verdes e reduzir desperdícios em todas as formas, promover fontes de energia limpa, reaproveitar no máximo o lixo produzido pelas cidades(reciclável ou não), evitar desperdícios dos recursos naturais disponíveis. Basta haver vontade, mas de todos os lados.