Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Rússia enfrenta pior seca dos últimos 100 anos

Temperaturas chegam a 38ºC em Moscou, 9 ºC acima do normal para a época.

Andrey Smirnov/19.07.2010/AFPFoto Andrey Smirnov/19.07.2010/AFP
Bombeiro tenta apagar um incêndio em Shatura, cerca de 120 km a leste de Moscou. As temperaturas atingiram 38ºC na capital russa
A Rússia atravessa a pior seca do país em mais de um século. A capital Moscou, conhecida mundialmente pelas temperaturas gélidas no inverno, está mais quente do que países europeus e resorts africanos, segundo o site The Voice of Russia.
O calor já fez com que o asfalto derretesse e impulsionou as vendas de ar condicionado, ventiladores, sorvetes e bebidas, além de elevar os preços mundiais de grãos. Ecologistas culpam o fenômeno do aquecimento global pelo período anormalmente seco.
No sábado, as temperaturas em Moscou bateram um recorde de 38ºC e continuam a subir, fazendo com que julho seja o mês mais quente em 130 anos. A temperatura média na Rússia central está 9 ºC acima do normal para esta época.
A onda de calor provocou incêndios florestais e destruiu milhares de hectares de plantações. Pavel Skurikhin, presidente da União Nacional de Produtores de Grãos, diz que está prevista uma redução de até 25% na safra de grãos deste ano, em relação ao ano anterior. Mesmo assim, ela ainda é suficiente para atender à demanda doméstica.

Ambientalista culpa aquecimento global

Em entrevista ao The Voice of Russia, Alexey Kokorin, chefe do Programa de Clima e Energia da World Wide Fund (WWF) da Rússia, diz que um período tão longo de tempo quente só pode ser resultado das mudanças climáticas.
- Eu acho que o calor que estamos sofrendo agora, assim como temperaturas muito baixas que tivemos este inverno, foi causado pelo impacto humano sobre o clima e pelo efeito estufa.
Kokorin acredita que a única maneira de melhorar a situação é enfraquecer ações humanas que alteram o meio ambiente, aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões prejudiciais ao meio ambiente. No entanto, ele acha que os russos não terão nada a fazer senão adaptar às mudanças climáticas.
Os médicos aconselham a população a tomar cuidados em relação à saúde: beber mais água, ficar menos tempo no sol e tomar banhos frequentes.
Meteorologistas dizem que o clima quente continuará afetando o país na próxima semana.
Fonte:http://noticias.r7.com/internacional/noticias/

Nenhum comentário: