Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Aquecimento global produz nova ilha

O mapa da Groenlândia terá que ser redesenhado em vitrude do surgimento de uma nova ilha na sua costa, repentinamente separada devido ao derretimento da cobertura de gelo.Os cientistas consideram esse fato o mais alarmente dentre os causados pelo aquecimento global e a existência da faixa de tera perdida no Oceno Ártico foi confirmada por fotos de satélite.
Com alguns quilômetros de extensão, a ilha era considerada a ponta de uma península localizada na parte superior da remota costa leste da região, mais uma grande geleira que a ligava ao continente derreteu completamente, deixando-a isolada na águas do ártico.
Possuindo o formato de uma espécie de mão de três dedos, ela ganhou o nome de ilha do Aquecimento.
O aparecimento da ilha do Aquecimento está sendo considerado um dos exemplos mais contundentes da desintegração da cobertura de gelo da Groenlândia, percebido pelos especialistas recentemente e que acontece mais depressa do que se calculava.
Dona da segunda maior concentração de gelo do planeta, atrás da Antártica, a Groenlândia é a maior ilha do mundo.Caso os seus 2,5 milhões de quilômetros cúbicos de gelo derreterem por ompleto, o nível do mar subirá cerca de sete metros.

Fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/04/24/295481288.asp

Nenhum comentário: