Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Perigo nos mares da Antártida


Os mares que rodeiam a Antártida estão perdendo sua capacidade de absorver dióxido de carbono, provocando um grave aumento de gases poluentes na atmosfera.De acordo com o grupo internacional de cientistas que realizou o estudo, publicado na revista 'Science', essa perda de absorção, notada desde 1981, é bem mior do que se tinha previsto.
Chamados de Oceano do Sul, os mares antárticos são considerados o principal depósito de dióxido de carbono produzido no planeta.Os pesquisadores calculam que os mares do mundo recebem cerca de metade de todas as emissões produzidas pelo homem e mais de 15% desse total vai parar no Oceano do Sul.
Com o fenômeno que vem sofrendo em suas águas, face ás mudanças climáticas, pode ocorrer um aumento considerável dos níveis do gás na atmosfera, segundo o estudo.O problema é que não há, no planeta, plantas que cheguem para absorver todo este dióxido de carbono em excesso.Portanto, sendo um gás, o seu destino é a atmosfera.
O dióxido de carbono deixa passar a luz do sol, mas reflete o calor da Terra, devolvendo-o á superfície.Esse fenômeno provoca um aumento gradual da temperatura do planeta.
Com isso, pode provocar uma subida do nĩvel da água dos mares, erosão do litoral e cheias.Pode causar, ainda, situações de seca, comprometendo o abastecimento de água e a produção agrícola.Pode também acarretar condiçõe climaticas extremas, como furações, que ameaçam infra-estruturas(edifícios, estradas, sistemas de comuniações e redes de abastecimentos de água e de eletricidde)
A saturação do Oceano do Sul foi descoberta em uma analise dos níveis de dióxido carbônico atmosfério detectados por 40 estações de observação no mundo todo.Segundo os cientistas, desde quando se descobriu a saturação dos mares antárticos, as emissões de dióxido de carbono em todo o planeta aumentaram em 40%.
"Isto é grave.Todos os modelos climaticos provêem que isso continuará e se intensificará, assinalaram cientistas do Insituto de Biogeoquímica Max-Planck, da Alemanha.

Nenhum comentário: