Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Extinsão em massa


Efeito estufa pode desencadear a extinção da biodiversidade e de seres humanos

A vida na face da terra, já dificultada pela proliferação de doenças e catástrofes, encaminha-se para dias ainda mais complicados. Pelo menos é o que alerta estudo divulgado pela revista cientifíca 'Proceeding of The Royal Society'.
De acordo com o que foi publicado, as temperaturas atuais estariam dentro da mesma faixa das outrs fases quentes da história do planeta.
Isso, segundo estimativas dos pesquisadores britânicos que participarm do estudo, pode desencadear a extinsão em massa da biodiversidade, incluindo também os ser humano.As tmperaturas previstas seriam comparávis a uma estpa de grande existência de gases do efeito etufa, ocorrida quando 95% da plantas e animais desapareceram.
Os especialistas analisaram a relação entre clima e espécies e descobriram que houve maior biodiversidade durante os períodos mais frios da Terra.Peter Mayhew, da Universidade de York, afirmou que "essa pesquisa fornece a primeira clara evidência de que o clima global pode explicar variações dos registros fósseis de maneira simples e consistente".
Ele ainda advertiu que "se os nossos resultados se aplicarem ao aquecimento que ocorre atualmente, é possível que a extinções aumentem."A pesquisa comparou dados da biodiversidade marinha e terrestre com a temperatura da superfície da água do mar em diferentes períodos.
Os cientistas descobriram que quatro dos cinco períodos com maior extinção de espéciies na Terra estiveram associados a grandes massas de gases do efeito estufa, em condições climáticas mais quentes e chuvosas, em lugar de climas mais frios ou temperados.
Na pior das hipóteses, poderemos vivenciar o mesmo daqui a algumas gerações à frente da nossa-disse mayhew à BBC, que pretende agora investigar como as temperaturas e os casos de extinção estão relacionados.

Nenhum comentário: