Muito obrigada por entrar neste blog! Não deixe de comentar!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Desaparecimento das geleiras


Recuo no Himalai acontece em ritimo mais acelerado, segundo as pesquisas

O derretimento é um dos fernomenos que vem preocupando cientistas de todo o planeta.Estudos mostram que o processo está ocorrendo de forma acelerada, como acontece no Himalaia.
De acordo com as pesquisas as geleiras está recuando num dos ritmos mais velozes do mundo, em virtude do aquecimento global.
Isso, segundo especilistas, traz a ameaça de falta de água para milhões de pessos, na china, na índia e no Nepal. O recuo é de 10 a 15 metros, em média, por ano, conforme divulgou a Fundo Mundial para a Natureza (WWF).A situação, porém é, mais séria na geleira indiana Gangotri, que perde 23 metros anualmente.
Das geleiras alpinas existentes atualmente, 80% terão desparecido até 2050, conforme estudo do Instituto Central de Meteorologia e Geodinâmica da Áustria(Zame, na sigla em alemão).
O pico de uma geleira no parque nacional Hobe Tauren , que cobre uma área de 1,800 quilômetros quadrados nos Alpes austriacoes, medirá, por exemplo, 0,4 quilõmetros quadrado, frente á superficie de 1,5 quilômetro quadrado que tinha há quatro anos, em 2003.
Segundo os cientistas do Zamg que públicaram seus cálculos em um livro, o fenômeno não ocorre pela primeira vez na história do planeta, por isso, concluem que não pode ser atribuído unicamente a atividades humanas. No entanto, salientam que as emissões nocivas ao meio ambiente aceleram a mudança climática e consequentemente, o degelo.
Os cientistas lembram ainda que há cerca de 20 mil anos as geleiras alpinas ocupavam superfícies ainda maiores.A região onde hoje fia a cidade de Salzburgo, na fronteira com a Alemanha, era coberta por uma cmada de gelo de quase 600 metros de espessura.
O aquecimento global pode levar á extinsão de espécies alpinas e á redução ou ao desapareimento de geleiras nos sistemas montanhosos do mundo, segundo um estudo feito por uma equipe de cientistas espanhois.Eles advertiaram que as regiões tropicais montanhosas, como so Andes, dever sofres os efeitos do aquecimento global de forma mais intensa.

Nenhum comentário: